A Agência Farolete de Jornalismo tem como missão produzir reportagens aprofundadas e investigativas sobre Ribeirão Preto e sua região metropolitana, gerando impacto sobre políticas públicas.
Farolete é produzido por Cristiano Pavini. Graduado em Comunicação Social pela Unesp, atuou como repórter em 2012 no Jornal Bom Dia (Bauru) e de 2013 a 2019 no A Cidade (Ribeirão Preto). Foi superintendente do Instituto Ribeirão 2030, entidade do terceiro setor voltada para formulação de políticas públicas relacionadas à ampliação do controle social. Desde 2023 é analista sênior de transparência da Transpaência Brasil, uma das principais organizações brasileiras de combate à corrupção. Tem convicção de que o jornalismo local é imprescindível para a democracia.
Farolete foi fundado em outubro de 2019, e se mantém aceso exclusivamente pelo apoio financeiro de seus leitores. Não veiculamos publicidade e não aceitamos parcerias editoriais com finalidades comerciais. O projeto teve reformulação visual em 2021, graças a financiamento do ICFJ (International Center for Journalists). Apesar de conduzido solitariamente pelo seu jornalista fundador, Farolete tem representativa participação em congressos de jornalismo, palestras em faculdades e premiações, como o 2º lugar na edição de 2023 do renomado Prêmio Não Aceito Corrupção.
Seguimos o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (Fenaj), em especial os deveres de “divulgar os fatos e as informações de interesse público”, “combater e denunciar todas as formas de corrupção”, “opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão” e “defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
“Para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”. A frase do jornalista norte-americano H. L. Mencken (1880 – 1956) sintetiza a atual multiplicação de discursos rasos que priorizam a forma ao conteúdo. “Farolete” não propaga narrativas simplistas, sensacionalistas em busca de audiência ou para agradar torcidas com julgamentos pré-concebidos. Também repudiamos e combatemos discursos de ódio.