A Agência Farolete de Jornalismo tem como missão produzir reportagens aprofundadas e investigativas sobre Ribeirão Preto e sua região metropolitana, gerando impacto sobre políticas públicas.

Jornalista responsável

Farolete é produzido por Cristiano Pavini. Graduado em Comunicação Social pela Unesp, atuou como repórter em 2012 no Jornal Bom Dia (Bauru) e de 2013 a 2019 no A Cidade (Ribeirão Preto). Foi superintendente do Instituto Ribeirão 2030, entidade do terceiro setor voltada para formulação de políticas públicas relacionadas à ampliação do controle social. Desde 2023 é analista sênior de transparência da Transpaência Brasil, uma das principais organizações brasileiras de combate à corrupção. Tem convicção de que o jornalismo local é imprescindível para a democracia.

Histórico

Farolete foi fundado em outubro de 2019, e se mantém aceso exclusivamente pelo apoio financeiro de seus leitores. Não veiculamos publicidade e não aceitamos parcerias editoriais com finalidades comerciais. O projeto teve reformulação visual em 2021, graças a financiamento do ICFJ (International Center for Journalists). Apesar de conduzido solitariamente pelo seu jornalista fundador, Farolete tem representativa participação em congressos de jornalismo, palestras em faculdades e premiações, como o 2º lugar na edição de 2023 do renomado Prêmio Não Aceito Corrupção.

Princípios

Seguimos o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (Fenaj), em especial os deveres de “divulgar os fatos e as informações de interesse público”, “combater e denunciar todas as formas de corrupção”, “opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão” e “defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

O que você não encontrará lendo o Farolete:

“Para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”. A frase do jornalista norte-americano H. L. Mencken (1880 – 1956) sintetiza a atual multiplicação de discursos rasos que priorizam a forma ao conteúdo. “Farolete” não propaga narrativas simplistas, sensacionalistas em busca de audiência ou para agradar torcidas com julgamentos pré-concebidos. Também repudiamos e combatemos discursos de ódio.

O que dizem nossos leitores

Sou leitor assíduo do Farolete. É, sem sombra de dúvida, o mais confiável site de notícias de Ribeirão Preto e região. Com pautas inteligentes, lúcidas, coerentes e acima de tudo corajosas, apresenta ao leitor o verdadeiro jornalismo, propiciando a necessária reflexão aos temas ali tratados.

Douglas Marques Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RP.
Douglas Marques Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RP.

É papel da mídia garantir informação imparcial para que o leitor tire suas conclusões próprias. Vejo no Farolete essa lâmpada a clarear o que tem acontecido em Ribeirão Preto. O trabalho realizado de forma incansável é sério, íntegro, de qualidade, necessário, inspirador e merece todos os elogios e incentivos. Sou fã e leitora assídua.

Luciana Romano Morilas Professora Associada da FEA-RP/USP
Luciana Romano Morilas Professora Associada da FEA-RP/USP

Comecei a ler o Farolete assim que soube que era feito pelo Cristiano Pavini, que conheci na redação do jornal A Cidade. Passei a admirá-lo pela competência e seriedade, sempre pautado por valores éticos. Dá um alívio saber que existem profissionais batalhando para manter o jornalismo no rumo certo.

Silvia Pereira Pelegrina Jornalista
Silvia Pereira Pelegrina Jornalista

Hoje sou dependente do Farolete. Trata-se de um dos mais qualificados conteúdos jornalísticos de Ribeirão Preto, construído através de investigação, análise crítica e uma síntese de grande propriedade intelectual. A notícia tem sempre uma visão colaborativa, indicando os caminhos e opções.

Henrique Furquim Paiva Sócio do Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Henrique Furquim Paiva Sócio do Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Farolete ilumina caminhos e dirime dúvidas sobre uma série de temas, com foco nas questões que são públicas. É um instrumento de comunicação necessário em época de tantas falsas notícias. Já se tornou leitura obrigatória do ribeirão-pretano

Adriana Silva Diretora Executiva do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais
Adriana Silva Diretora Executiva do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais
Quem apoia o farolete: André Ali Mere /André Lucirton Costa /Antonio Carlos Trevisan /Breno Thadeu Paganini Lima /Bruno Cezário Dias /Carol Ferreira /Carolina Gama /Daniel Bellíssimo /Daniel Bellíssimo /Daniel Navarro Betonico /Dirceu Chrysostomo /Edsom Ortega /Eduardo Junqueira /Eduardo Marchesi de Amorim /Eduardo Pereira /Gabriel Lochagin /Henrique Furquim Paiva /Hermes Ribeiro /Jéssica Romero /João Baptista Cilli Filho /João G. L. Neto /José Moacir Marin /Luciana Freitas /Luciano Mega /Maurilio Biagi Filho /Paulo H. Apolinário /Priscilla Gonçalves Figueiredo /Raissa Scheffer Lopes /Rosemeire Talamone /Rosana Zaindan /Silvia Pereira /Thiago Roque /Thiago Scatena /Vandreza Freiria /Vinicius Brino /