Conheça todos os 574 candidatos a vereador em Ribeirão Preto

Reportagem: Cristiano Pavini

*Atualizada em 6/10, para incluir seis candidaturas do Podemos que foram inseridas no banco de dados da Justiça Eleitoral com atraso.

Em Ribeirão Preto, 574 candidatos registraram na Justiça Eleitoral o pedido para concorrerem na disputa pelas 22 vagas de vereador nas eleições de 2020. A maioria é formada por homens (68%), brancos (69%) e sem diploma universitário (65%).

A análise foi feita pelo Farolete junto aos microdados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A Justiça agora irá verificar as candidaturas para considerar quem está apto a concorrer e quem terá o registro indeferido em razão de irregularidades partidárias, condenações que resultem em enquadramento na Lei Ficha Limpa, entre outros.

Conheça, abaixo, detalhes de cada um dos candidatos registrados. Digite no campo filtro para selecionar por nome, gênero, partido, profissão, entre outros (em smartphones, os gráficos podem não carregar corretamente com conexão 4G).



Essa é a primeira da série de reportagens do Farolete na cobertura eleitoral de 2020. Nos próximos dias, serão analisados temas relativos à diversidade, desigualdades, políticas públicas e irregularidades no pleito municipal.

O partido com maior número de candidaturas é o PSL, com 35. Isso já excluindo os nomes duplicados ou triplicados inscritos pelo partido, que enfrenta uma batalha judicial, com guerra entre grupos internos. Com isso, nem todos os candidatos devem concorrer ou podem ter o seu número de urna alterado (em razão de mudanças em cada registro).

Já o PCB é o partido com menos candidatos: apenas um. A Rede vem em seguida, com oito. Conheça o número de candidaturas registradas por cada partido:



Os registros apontam que 45% dos candidatos não nasceram em Ribeirão Preto. Do total, 96 (17%) são divorciados. Vinte e três candidatos, se eleitos, terão 70 anos ou mais em janeiro de 2021, quando tomarem posse. O mais velho é Waldyr Villela (MDB), que concorre à reeleição aos 83 anos. Já o mais novo é Gustavo Fratassi (Patriota), com 20 anos.


GOSTOU DA REPORTAGEM?

Então compartilhe em suas redes sociais:

Também curta a página do Farolete no Facebook clicando AQUI e entre em nosso grupo de WhatsApp AQUI